Postado por Lucas Eduardo Donabela em 23/12/2023 11:58
Que tal se antes de dormir, você listar oito (8) coisas boas que aconteceram no seu dia? isso mesmo, OITO. Achou muito? procure se esforçar em achar essas oito coisas, pois provavelmente elas estarão lá. E cada um de vocês encontrará de uma forma. Para alguns uma coisa boa será o levantar e arrumar a cama, para outros o dar bom dia para seu parceiro(a), para outros o alimentar um animal necessitado e etc. Repita esse procedimento de listar esses 8 itens diariamente por pelo menos uma semana. Você notará que sua qualidade de vida vai melhorar bastante. Quando revivemos boas memórias em nossa consciência, nosso cérebro traz junto toda a experiência neuroquímica relativa, inclusive os neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer, como dopamina e serotonina. Isso faz com que o nosso cérebro busque mais experiências positivas. Então, que tal tentar esse desafio?
Treine seu cérebro para valorizar as pequenas vitórias da vida. Comemore mais! Isso funciona como uma ginástica cerebral, fazendo com que nosso sistema psíquico prepare o ambiente (conexões neuronais) para termos mais sucesso em nossos objetivos e querermos mais. Isso melhora inclusive o foco e a atenção. Além de que, quando aprendemos destacar as partes positivas dos nossos dias, isso traz uma melhora em questões emocionais. Se somos aquilo que pensamos, então o olhar o positivo de cada dia, nos trará um olhar mais otimista e de que mesmo aquele dia que não foi tão bom, teve momentos que pôde ser aproveitado. Foi um dia ruim ou foram apenas alguns minutos ruins que você remoeu o dia todo? Pense nisso, pois até mesmo os momentos ruins há algo positivo. O aprender com ele!
Então é isso, pessoal, espero que esse pequeno desafio e um pouco dessa leitura possam ajudar vocês a pensarem e se sentirem melhores em algum momento de suas vidas. E termino esse pequeno artigo com a citação sobre o poder da gratidão, retirado do site “actinstitute.org”:
“A gratidão é um sentimento de reconhecimento de todas as nossas partes, da nossa condição humana. Somos lindos e perfeitamente imperfeitos, temos muitos pontos de melhoria, estamos em constante evolução, crescimento e mudança. Nossa vida não é feita somente de grandes momentos, mas também, e principalmente de pequenos momentos, pequenas lembranças que fazem toda a diferença na forma como enxergamos e lidamos com o mundo durante nossa jornada de vida. Então, sabendo disso eu te pergunto agora: pelo que você agradece?”