Erro

Consultório on-line

Postado por Bruno Gabriel dal Pasquale em 03/05/2024 19:16


Após alguns anos trabalhando com escutas presenciais, devido a pandemia de COVID-19, migrei totalmente as atividades de meu consultório particular para a modalidade on-line. Com o passar dos anos, fui compreendendo os benefícios, bem como as limitações deste modelo contemporâneo de escuta, a saber: 

Para o analista, um dos principais benefícios é aumentar consideravelmente seu alcance e experiência. Passei a realizar escutas de analisantes de outros estados, países e até mesmo continentes. A experiência vai longe, contando atualmente com analisantes de países como Canadá, Suíça, Alemanha, Rússia, Equador e Irlanda, além de todas as escutas Brasil afora. No caso destas escutas "internacionais", vale destacar que na imensa maioria são brasileiros que residem fora do país, os quais buscam análise em sua língua materna, sendo este mais um dos benefícios desta modalidade de escuta.

Um outro ponto de destaque fala sobre a flexibilidade de horários. Como também trabalho no serviço público, ficaria praticamente inviável me dirigir a um consultório presencial ao final das tardes - estendendo escutas noite adentro - após meu expediente nas unidades de saúde.

Mais um fato curioso e já conhecido por muitos de meus analisantes é a possibilidade de utilizar o "divã" em sessões on-line: no consultório presencial, à medida que a análise avança, é ofertada ao analisante a possibilidade de dirigir-se ao divã, com a pretensão de que a associação livre opere de maneira ainda mais potente. Já nas sessões on-line, tal recurso também é possível quando ocorre a transição de escutas por video-chamada para sessões exclusivamente por áudio, uma vez que suspende-se a imagem do próprio analisante, bem como a do analista.

Por outro lado, a principal limitação das escutas on-line diz respeito a situações de urgência/emergência em saúde mental. Estas são o ponto sensível do consultório on-line e até mesmo são desaconselhadas pelo CFP. De fato, nessas situações opera-se com presença - não que no consultório on-line não exista - mas uma presença física, com margem para prevenção, até mesmo porque nestes casos o psicólogo nunca opera sozinho, mas junto de toda uma equipe multiprofissional.

 

Para mais conteúdos como este acesse minha página profissional no Instagram! @psi.brunodalpasquale - Sinta-se a vontade para entrar em contato e tirar dúvidas/agendar sessões. Um abraço!

 

Todos os direitos de imagem e texto reservados a Psicólogo Bruno Dal Pasquale. Reprodução mediante autorização prévia.






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!