Erro

Construindo uma rotina saudável

Postado por Caroline Aparecida de Souza em 14/02/2022 06:32


Rotina! Definição no dicionário: caminho utilizado normalmente, itinerário habitual; ou seja, algo que se repete ao longo dos dias.

Com a quarentena a necessidade de ter uma rotina equilibrada e saudável aumentou consideravelmente, porém as cobranças sobre produtividade e a realização de atividades que muitas vezes não se adequam a nossa realidade também aumentaram.

“Não fique parado, faça cursos, faça uma hora de exercícios, se alimente adequadamente em todas as refeições. Seja positivo, só depende de você! Não falhe!”. Você já ouviu algo assim?

Aquilo que era para ser saudável se tornou uma cobrança excessiva e muitas vezes incompatível com nossas circunstâncias. Na era da Internet é comum vermos influenciadores mostrando rotinas totalmente fora da realidade de muitas pessoas, consumir esse tipo de conteúdo pode acarretar em frustração e sofrimento, visto que muitas vezes não é possível ter um estilo de vida parecido com o que esses influenciadores propagam. 

Mas quer saber de algo interessante?

Rotinas definidas realmente ajudam a manter o foco nos objetivos traçados e a realizar as tarefas diárias (tanto no trabalho quanto na vida particular), mas elas devem se adequar a SUA realidade e aos seus objetivos! Por exemplo, se você dispõe de vinte minutos para fazer exercícios físicos e esse é um objetivo seu, ótimo! Se você tem mais tempo, ótimo também! (Ressaltando que esse é apenas um exemplo, como eu disse anteriormente, rotinas devem se adequar às suas circunstâncias).

Outro ponto importante que diz respeito às cobranças excessivas de produtividade é que ser saudável também significa fazer pausas. Cada vez mais vemos a romantização do trabalho sem descanso e a quantidade de pessoas sobrecarregadas física e emocionalmente aumenta a cada dia. Pausas são extremamente importantes!

E o que essas pausas significam? A resposta é subjetiva, pode ser um momento para fazer coisas que você gosta ou simplesmente fazer nada, mas o importante é que ter momentos de descanso pode ajuda-lo a cumprir com a rotina estabelecida sem que isso prejudique sua saúde. Fazer pausas também é autocuidado!

Vocês se lembram que entre as frases que citei no início do artigo estava escrito: “Seja positivo. Só depende de você”? Será que isso é verdade? Esse será o tema do próximo texto.

Espero que tenham gostado!

Psicóloga Caroline Souza

(11) 99956-7135

Instagram: @carol_souzapsi

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!