Postado por Maria Rita de Sousa Castilho Costa em 15/10/2024 13:37
O renomado pesquisador e psicoterapeuta alemão Klaus Grawe analisou e concluiu que todo ser humano tem necessidades emocionais básicas e uma das mais importantes é a CONEXÃO.
A necessidade emocional da conexão nos acompanha desde quando estamos no útero materno até a morte. O recém nascido não sobrevive sem vínculos e se lhe for negado contato físico com outras pessoas ele morre, pois este necessita de extremo cuidado físico. Porém, a necessidade de conexão, pertencimento e comunhão vai além dos cuidados físicos, pois está relacionado à mente. E a conexão desempenha um papel importante em inúmeras situações, não apenas no contexto familiar e amoroso, como também satisfazemos ela quando estamos com amigos, quando conversamos com alguém inclusive pelo modo online, quando interagimos com colegas no trabalho, enfim quando estamos em contato com pessoas.
Só que esta necessidade precisa ser suprida, principalmente, na infância através das figuras responsáveis de pai e mãe, e quando a criança é frustrada sobre isso por meio de atitudes e palavras de rejeição, negligências e maus tratos que estes demonstram, isso torna-se um grande problema no psiquê da criança, afetando de diversas maneiras tanto conscientemente quanto inconscientemente.
Os pesquisadores da Neurociência também trazem comprovações de que negligências da necessidade emocional básica causam alterações bem negativas no cérebro, inibindo a liberação de neurotransmissores motivacionais como: Dopamina, Ocitocina, Serotonina e outros, afetando o cognitivo (memória e razão), a autoestima e a socialização. Podendo causar tanto na infância, quanto depois na fase adulta alguns transtornos psicológicos graves como:
Transtorno de Ansiedade Generalizada;
Transtorno de Estresse Pós Traumáticos;
Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC;
Transtorno Depressivo e outros.
Sendo assim, a pessoa que sofreu este trauma de não ter sido suprido nesta necessidade básica da conexão, precisará de ajuda psicológica como um apoio emocional durante um tempo e um(a) profissional da Psicoterapia realiza este trabalho por meio de um acolhimento seguro e protetor.
Se você tem sido esta pessoa que ao longo de sua infância, adolescência e fase adulta carregou essa dor de não ter sido suprido nesta necessidade emocional básica da conexão, por ter sido abandonado(a), rejeitado(a) ou maltratado(a) e isso tem te causado danos emocionais (pensamentos negativos, suicidas, baixa autoestima, inseguranças, medos, ansiedades excessivas, procrastinações, autosabotagem, etc) e sociais (perdas de relacionamentos, divórcios, perdas de amizades, perdar financeiras, perdas de negócios, etc), busque ajuda psicológica.
Entenda que é totalmente possível ressignificar tudo isso que você está passando e também tratar essa ferida tão profunda que foi aberta dentro de você.
Eu te aguardo para poder ajudá-lo(a) em suas questões emocionais.
Você merece ficar bem!
Pense nisso,
Psicóloga Rita Castilho
CRP 06/168661
Cel (11) 97253-1089