Postado por Maria Rita de Sousa Castilho Costa em 26/08/2024 17:43
Descobrir uma traição é algo extremamente arrasador e impactante para o emocional de quem sofre tal situação, abre feridas profundas. Só quem já passou por isso sabe o quanto dói.
“Antes cair das nuvens, que de um terceiro andar”, afirmava Machado de Assis.
Porém, a vida como ela acontece não é tão simples assim, pois cair das nuvens pode ser bem mais catastrófico e dolorido, ao ponto de fazer a pessoa pensar que é preferível cair de um terceiro andar. Isso principalmente para as pessoas cujas vidas são muito sustentadas por sonhos ou pela imaginação. Quando a desilusão vem, aquele sonho que, muitas vezes, organizava, dava sentido e propósito a toda uma vida se desfaz.
No entanto, existem meios de superar tamanha dor de cair das nuvens e seguir em frente, apresento-lhe à seguir algumas dicas que podem te ajudar a superar tamanha dor da traição:
1. Organizar e entender seus sentimentos e emoções:
Pare e reflita sobre tudo o que se passou, se necessário anote tudo num caderno dando nome as suas emoções e sentimentos, isso ajuda a não guardar tudo em sua mente.
2. Perdoar quem te feriu :
A tendência de quem é traído é na maioria das vezes culpar, acusar e deixar a raiva e o ódio prevalecerem, mas esta não é a saída para a cura. A saída é o real perdão, para a libertação emocional do outro e principalmente de si. Perdoar é perder no ar e com o tempo deixar ir todo a mágoa e ressentimentos.
3. Invistir tempo para aumentar a autoconfiança:
Melhore seus hábitos, cuide da sua aparência, pratique atividade física, vá ao salão e faça um corte de cabelo novo, pratique um hobbie, comece um novo curso, saia com os amigos, construa uma nova vida. Dessa forma, você vai começar a se sentir bem melhor, mais bonito(a), mais seguro(a) e então, aumentará sua autoconfiança.
4. Dar tempo ao tempo:
Normalmente, toda pessoa traída passa pelas 5 fases do luto, as quais são:
Negação (tenta negar a traição e o término do relacionamento);
Raiva (sente muito raiva e até ódio da pessoa que a traiu);
Barganha/negociação (mesmo traída sugere um retorno, barganhando que não vai errar mais como antes);
Depressão (quando cai na real e percebe que realmente perdeu chora, se deprime, se fecha e às vezes tem pensamentos suicidas até tenta se ferir);
Aceitação (é a fase que a pessoa percebe que não tem como trazer a pessoa amada de volta e aceita seguir sem ela).
Seja paciente consigo mesmo(a) e diga para você: Essa dor vai passar!
5. Fazer terapia:
Falar com alguém que preparado para ouvir e compreende sua dor fará toda a diferença no seu processo de superação da traição.
Se precisar, conte comigo!
Um abraço,
Psicóloga Rita Castilho
Whatsapp: (11) 97253-1089