Erro

Como o estresse pode afetar o nosso sistema imunológico?

Postado por Julyanna Arruda Brígido em 12/09/2024 18:16


Devemos ser compreendidos de forma integral, como seres biopsicossociais, ou seja, somos influenciados por múltiplos fatores, sejam eles ambientais, psicológicos, sociais ou genéticos, que também estão interrelacionados e afetam uns aos outros mutuamente. A partir disso tenho aqui o objetivo de explicar um pouco sobre como esses fatores emocionais, estressores e o comportamento podem influenciar no sistema imunológico, que consequentemente afeta também na saúde, podendo aumentar os riscos de doenças. 

Estudos mostram que esses fatores podem causar alterações da homeostase do organismo, ocasionando em mudanças hormonais, como o aumento do cortisol, e alteração na liberação dos neurotransmissores, ativação do sistema nervoso central, mudança de comportamento, acarretando na diminuição da eficiência do sistema imunológico, que acaba tendo uma atuação limitada na defesa do organismo. 

Fatores de vida que causam sofrimento, como divórcio, luto, problemas na vida profissional, traumas ou até mesmo de impactos maiores como catástrofes que atingem todo o meio coletivo, como foi o caso da pandemia que vivemos há um tempo atrás; fatores de humor, de personalidade, em casos de pessoas pessimistas, ou inibidas que não conseguem expressar seus sentimentos, reprimindo-os, assim como fatores de interação social, onde existe um isolamento, podem também acarretar consequências negativas que geram impactos no sistema imunológico. 

Por conta dessas situações, que geram mudanças de vida tanto em nível individual como coletivo, o que pode levar a sentimentos de estresse, angústia e ansiedade. Essa alta tensão psíquica, quando mal elaborada, mal expressada ou reprimida podem vir a acarretar até mesmo em doenças psicossomáticas.

Sendo assim, precisamos buscar meios para lidarmos com essas dificuldades. 

A psicoterapia possibilita uma forma de expressar e de ressignificar esses sentimentos, através da linguagem, da fala, o indivíduo pode organizar e dar significado a sua vivência, ajudando-o a lidar e superar as experiências negativas, e isso tem efeitos positivos para o funcionamento do sistema imunológico.

Além da psicoterapia, é importante destacar a relevância de práticas de autocuidado, como a adoção de hábitos saudáveis, que podem fortalecer o sistema imunológico e melhorar o bem-estar psicológico. Atividades como meditação, exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada podem contribuir para a redução dos níveis de estresse e ansiedade. Dormir bem e cultivar relações sociais saudáveis também são fundamentais para manter o equilíbrio emocional. 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!