Como o Burnout pode afetar sua saúde física e mental

Postado por Gabrielle Sousa do Nascimento Cruz em 03/07/2024 19:41

A síndrome de burnout é um estado de esgotamento emocional, físico e mental causado por um nível de estresse muito alto no trabalho.
De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com essa síndrome.

Geralmente causado por uma combinação de fatores relacionados ao ambiente de trabalho.
O excesso de carga de trabalho, pressão constante, ambiente de trabalho desafiador ou tóxico, equilíbrio entre vida profissional pessoal são fatores colaboradores para a formação do estresse crônico.

Os níveis alterados de estresse por um longo tempo podem causar:
• Perda cognitiva
• Pressão alta
• Isolamento
• Exaustão extrema
• Fadiga
• Sentimentos de fracasso e insegurança
• Dores de cabeça frequentes
• Dificuldade de concentração
• Irritabilidade
• Problemas gastrointestinais.
• Apatia
• Mudanças de apetite
• Insônia
Além de aumentar consideravelmente as chances de desenvolver depressão ou compulsão por álcool e outras drogas.

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é estabelecido por um médico ou psicólogo competente após a condução de uma análise clínica do paciente, estes também são os profissionais da saúde habilitados para identificar e recomendar o tratamento mais adequado para cada caso. Muitas pessoas não procuram o aconselhamento certo sobre o curso no diagnóstico dessa doença, por falta de habilidade em apontar todos os seus sintomas ou por não entender a gravidade de sua condição, muitas vezes impede-as de identificar previamente um problema bastante grave.

O tratamento da Síndrome de Burnout é baseado na Psicoterapia, podendo ser necessário o uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos.
A duração do tratamento depende de cada caso e é necessário incorporar atividade física regular e exercícios de relaxamento na rotina.

Se você apresenta ou já apresentou esses sintomas é importante priorizar o autocuidado, estabelecer limites saudáveis, aprender a administrar emoções e principalmente procurar um psicólogo para te auxiliar neste processo de gerenciamento do estresse.

A prevenção é sempre a melhor opção e para isso, é possível reduzir o estresse ligado ao trabalho, repensar os limites colocados anteriormente, aprender a separar a vida no trabalho da vida pessoal, aquela que acontece fora do seu horário comercial.
Fortaleça também vínculos afetivos, participe de atividades ao ar livre, organize uma rotina definindo pequenos degraus de desenvolvimento para as tarefas, pratique o exercício da escrita, não se esqueça de fazer alguma atividade física e manter a terapia comprometendo-se no desenvolvimento de uma versão sua mais saudável e mais feliz.