Erro

TAG/ ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA

Postado por Karialiny Ferreira de Abreu em 02/03/2024 15:22


Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

É o segundo transtorno de ansiedade mais comum, e se caracteriza por uma preocupação duradoura, excessiva e incontrolável sobre temas como; saúde, financias, relacionamentos, por exemplo. Um nervosismo excessivo diário sobre o futuro. Nessa tentativa de reduzir a incerteza, bem como controlar coisas que a pessoa não consegue monitorar em razão de um quadro de ansiedade já instalado. Atualmente avalia-se que o TAG é uma doença crônica, associada à comorbidades bastante comprometedoras e a altos custos individuais, sociais e econômicos.

 Indivíduos ansiosos, tendem a superestimar a probabilidade da ocorrência de eventos negativos. Acreditam que são ameaçados pelo perigo e reagem comportando-se segundo essa crença. tem como principais sintomas a ansiedade é a preocupação excessiva com diversos eventos ou atividade, acontecendo na maior parte dos dias por pelo menos seis meses sendo que o indivíduo considera difícil controlar a preocupação.

A ansiedade e a preocupação estão associados a três ou mais dos seguintes sintomas:

  • Inquietação
  • Fatigabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Perturbação do sono. 

OBJETIVOS DA TCC: A terapia Cognitivo-Comportamental tem como ideia central o conceito de que as cognições influenciam e controlam as emoções e os comportamentos. Há uma inter-relação entre cognição, emoção e comportamento. Para esse modelo de terapia as psicopatologias são provenientes de perturbações que ocorrem no pensamento de um indivíduo, em que cada indivíduo tem uma percepção específica de interpretar os fatos. Para tanto, busca organizar a perturbação no pensamento que está por trás dos transtornos, identificando assim três níveis de cognições, os pensamentos automáticos, os pressupostos subjacentes e crenças nucleares ou centrais. São a partir do reconhecimento desses conceitos, é que são traçadas as estratégias cognitiva comportamentais, visando o equilíbrio biopsicossocial do indivíduo. 

Para identificar estes padrões de pensamentos e interferências sobre os sentimentos, a TCC se utiliza de técnicas que vão permear não só aspectos cognitivos, mas também aspectos fisiológicos. Desta forma,o manejo no tratamento da TAG apresenta-se amplo com resultados positivos na redução de sintomase na melhora da funcionalidade do indivíduo. técnicas como: relaxamento progressivo, respiração lenta e regular e técnicas de meditação; Reestruturação cognitiva do conteúdo e utilidade das preocupações. São identificados os pensamentos, imagens e crenças associados à resposta ansiosa.

ATT: PSICÓLOGA KARIALINY FERREIRA 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!