Postado por Thamine Welter da Silva em 15/08/2024 19:09
Todos nós somos rodeados por vários medos, principalmente de mudanças bruscas. Apesar de querermos mudar, gostamos de ficar numa posição "confortável", onde ja estamos confiantes e estáveis; E nos paralisamos diante de grandes mudanças, justamente pelo medo da incerteza que o futuro nos reserva. Sem garantias, mais insegurança. Mas ao mesmo tempo, são nesses momentos que mais crescemos, durante nossa capacidade de sermos resilientes, cura e ressignificação.
Você ja parou para pensar quantas vezes desistiu de fazer algo que você gosta, com medo de que não desse certo? o quanto o medo já te paralisou, mas depois de muito tentar, você conseguiu fazer aquela tarefa, modelou seu cerebro e se tornou automático? assim como um instrumento novo, um trabalho novo, mudança de país, acabamos nos acostumando e se perguntando do por quê de não termos tentado antes aquilo.
As nossas crenças são grandes responsáveis por isso, que são resultado de opiniões alheias, nossos próprios pensamentos e experiências embutidas em "agrupamento" de conceitos.
Por exemplo, quando você pensa em amor, você pensa o que? para muitas pessoas, esse significado muda muito de pessoa para pessoa, mas para mim, eu vejo a imagem de um casal de velhinhos andando de mãos dadas, para outro, pode ser uma flor, um momento especial, enfim, cada ser tem sua crença de como é o amor e como ele deveria ser.
Apesar de ser algo economicamente bom para nosso cérebro, para nós, pode ser um impedititivo para vivermos uma vida de acordo com nossos valores, pelo que consideramos que é o "certo".
Podemos mudar nossas crenças atraves da reestruturação delas, uma tecnica utilizada na TCC para darmos mais visibilidade ao que podemos mudar na nosa vida, através de pensamentos e comportamentos. Sendo a maioria delas mal adaptivas, através da técnica nos a adaptamos de forma que elas sejam úteis para nossa vida e bem estar.
Você alguma vez já estagnou justamente por causa de suas crenças? Apesar de nesse contexto ela serem “ruins”, as crenças são uma maneira de nos protegermos, de gerar um ciclo e não ser pego de surpresa diante de algo inesperado. É algo “saudável” para nosso cérebro, mas nos deixa estagnados. Assim como os exercícios, que são ótimos para nossa saúde, na verdade pra nosso cérebro é algo “difícil” por que demanda dele muita energia. Seria mais fácil sentar no sofá e ficar quietinho, sem esforço nenhum, para economizar energia, mas é justamente o movimento contrário, que nos faz bem.