Postado por Lucas Silva em 23/08/2023 19:04
Quando resolvemos nos envolver com alguém e buscamos nisso a possibilidade de começar a história de uma relação, o que mais nos toma tempo útil é a insegurança, vamos ser sinceros aqui, todos nós temos medo de deixar todas as defesas baixas e que no fim isso só nos leve a ganhar alguns cortes profundos na alma de amante que todos temos, mesmo sendo a primeira paixão ou a sequencial de muitas, o medo é o mesmo em todas as vezes. É com pesar que eu te conto que isso é natural, porém totalmente fútil, quando você se sente pronto pra iniciar essa troca de sentimentos, as suas defesas já baixaram, mas você nem percebeu e já não vai adiantar bancar uma grande muralha, você só está se enganando e sofrendo antecipadamente por criar expectativas negativas. Pois acredita que todo mundo vai te decepcionar, e bom as pessoas podem até ser parecidas, mas ninguém nunca é igual, não podemos acreditar que o desenrolo da relação anterior, vai ser o mesmo para todas as novas que tivermos, afinal é muito injusto dar essa desvantagem a todo mundo que denota interesse em você.
Se você é inseguro quanto a confiar, traição, amizades, passado, fale isso pra pessoa com quem você pretende se envolver, porque é impossível alguém adivinhar o que te aconteceu e em um descuido ela pode acertar logo os seus pontos fracos, os locais de trauma e todos os gatilhos escondidos. Agora se você é do tipo que no primeiro problema desiste e toca pra próxima, é importante lembrar aqui, que não é só você que possui sentimentos, para você pode ser fácil confiar na sua resiliência e seguir em frente, mas para a outra pessoa esse sentimento é tudo que ela tem para apostar nesse momento. Então evite criar falsas expectativas, não banque a pessoa que gosta, esta apaixonada e que logo no primeiro desagrado da relação se torna indiferente, insensível ou pior ainda, joga tudo pro alto, por medo de se ferir, jogar limpo é o que facilita para todo mundo, se fossemos mais sinceros, talvez tudo seria mais fácil.
Abuse da sua capacidade de falar, não tenha medo de dizer o que você sente e como você se sente quanto ao futuro dessa relação, assim você evita ferir duas pessoas, por medo de ferir a si mesmo. Todos nós temos uma história que nos faz sermos o que as pessoas conseguem ver hoje em dia, mas você sabe que o que realmente importa em você, é o que os outros não conseguem enxergar, as suas batalhas internas, decepções, dores e inseguranças, que só você conhece, até resolver se abrir pra alguém. Se você sente que pode haver um futuro nessa relação, abra suas defesas e peça o mesmo, sejamos mais verdadeiros conosco e com os outros! Pode ser que não dê em nada, que dê muito certo, que seja incrível ou uma desgraça, mas temos que em algum momento apostar na loteria dos afetos.
Sem aposta, sem prêmio.
Psicólogo Lucas Silva
CRP 12/17971