Erro

Ansiedade de Desempenho, Você já ouviu falar?

Postado por Karim Cristina Silvestro em 05/08/2024 16:49


A ansiedade de desempenho é um tipo de ansiedade caracterizado pela preocupação excessiva em ter um bom rendimento na execução de uma tarefa. Ela pode ocorrer em diversos tipos de situações, sendo uma delas o ambiente estudantil ou de trabalho. 

É o medo de não dar conta de fazer algo com máxima competência e de atingir os resultados esperados por nós e/ou por nossos líderes.

É um tipo de ansiedade que pode surgir em situações em que se espera que uma pessoa atue ou se apresente de forma eficaz, como provas, apresentações, competições ou até mesmo em interações sociais. Essa ansiedade pode levar a sentimentos de nervosismo, medo de falhar e preocupação excessiva com o que os outros pensam sobre ela. 

Alguns sinais comuns da ansiedade de desempenho incluem: Preocupação excessiva; sintomas físicos, evitação, perfeccionismo.

Para lidar com a ansiedade de desempenho algumas estratégias podem ser úteis, como por exemplo: se preparar para o que irá realizar, usar exercícios de respiração e relaxamento, usar o reframe mental (mudar a forma como você vê a situação, focando no aprendizado e na experiência, em vez do resultado final), ter uma visão positiva (como se imaginar tendo sucesso). 

É importante lembrar que sentir alguma ansiedade é "normal" e pode até ser benéfico para aumentar o foco e a motivação. 

O tratamento psicológico para a ansiedade de desempenho pode variar de acordo com a gravidade da condição e as necessidades individuais. Na Terapia Cognitivo Comportamental (que é uma das mais eficazes), busca-se identificar e modificar pensamentos distorcidos e ccrenças negativas que alimentam a ansiedade. Através de técnicas como reestruturação cognitiva, o paciente aprende a substituir pensamentos negativos por perspectivas mais realistas.

A psicoeducação também pode trazer bons resultados, pois busca compreender a natureza da ansiedade de desempenho e ensina sobre o que está aconecendo no corpo e na mente e, desse modo pode ajudar a desmistificar a experiência e reduzir o medo associado.

Outra técnica que pode trazer benefícios é a exposição gradual, pois envolve enfrentar gradualmente as situa~ções que causam ansiedade, começando por níveis mais baixos de estresse e progredindo para situuações mais desafiadoras, o que ajuda a dessensibilizar a pessoa em relação á situação que causa o medo.

Se a ansiedade estiver interferindo de forma significativa na sua vida, é importante considerar buscar apoio profissional. 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!