Erro

5 Sintomas de Ansiedade que não aparecem Ansiedade

Postado por Roberta Oliveira Melo em 30/04/2025 12:27


5 Sintomas de Ansiedade Que Não Parecem Ansiedade

Às vezes, a ansiedade se esconde atrás de sintomas físicos ou comportamentos que passam despercebidos, inclusive por quem está sentindo.

Neste artigo, quero te ajudar a identificar 5 sintomas de ansiedade que podem estar presentes no seu dia a dia, mesmo que você não tenha se dado conta.

1. Cansaço constante, mesmo dormindo bem.

Acordar cansado, sem energia, ou sentir que qualquer tarefa exige muito esforço pode ser um sinal de que sua mente está em estado de alerta constante. A ansiedade drena energia, especialmente quando estamos sempre antecipando problemas ou tentando controlar tudo.

 


2. Dores no corpo, tensão muscular ou sensação de aperto.

Você vive com o pescoço tenso? Dor nos ombros? Aperto no peito? A ansiedade se manifesta no corpo, e muitas vezes esses sinais físicos são confundidos com problemas médicos. O corpo fala o que a mente está tentando calar.

 


3. Dificuldade para se concentrar e esquecer coisas simples.

Esqueceu onde colocou a chave? Leu o mesmo parágrafo três vezes e não absorveu? A mente ansiosa está sempre no futuro, tentando prever riscos. E isso prejudica a atenção, a memória e o foco nas tarefas do presente.

 


4. Irritabilidade ou impaciência com pequenas coisas.

Explodir por coisas bobas, ficar irritado no trânsito ou com pessoas próximas pode ser um sinal de sobrecarga emocional. A ansiedade pode deixar seu sistema nervoso “à flor da pele”, com pouca tolerância a imprevistos ou frustrações.

 


5. Dificuldade para dormir (ou acordar no meio da noite).

Ter insônia, acordar com o coração acelerado ou com mil pensamentos girando na cabeça são sintomas comuns. Muitas vezes, o corpo deita, mas a mente não para. E isso interfere diretamente na qualidade do sono.

 


O que fazer com esses sinais?

Se você se identificou com um ou mais desses sintomas, saiba que você não está sozinho — e que isso não é frescura. Seu corpo e sua mente estão pedindo ajuda. A psicoterapia pode te ajudar a entender a raiz da ansiedade, aprender a lidar com ela e viver com mais equilíbrio.

Procurar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e cuidado consigo mesmo.

Quer conversar sobre isso? Agende um atendimento e dê o primeiro passo rumo ao seu bem-estar emocional.






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!