Erro

3 Sinais de que sua autoestima precisa de atenção

Postado por Giovana Bruno da Silva em 29/07/2021 12:49


Quanto mais vivemos no automático mais deixamos de prestar atenção em nós mesmos.
Preocupações constantes que temos, sofrimentos incompreendidos e sintomas reprimidos muito dizem sobre o nosso amor próprio. Você tem dado voz ao seu eu? Você tem sido guiado pelos seus desejos e sentimentos reais, ou pelo medo do que o outro diz e faz?

 

1. Dificuldade em falar não 

 A pessoa que frequentemente diz sim mesmo sem querer pode acreditar que está se protegendo ou evitando um conflito, mas na verdade ela está se magoando. Compreender que falar e ouvir a palavra “não” é saudável para nosso desenvolvimento é fundamental para aceitarmos a ideia de que nem sempre vamos agradar todo mundo e não há problema algum nisso. Não se anule pelo o que acha que o outro quer!

2. Quando o poder de determinar se você terá um dia bom ou não esta nas mãos do outro.

Muitas vezes atribuímos ao outro a responsabilidade de definir como será nosso dia, e isso é feito de forma inconsciente e muitas vezes sem o outro nem saber. Um exemplo é quando esperamos tanto algo de alguém, que se esta pessoa não o faz como fantasiamos sentimos um sofrimento intenso, ou então quando alguém com você por um dia e isso gera uma angústia enorme. Reflita sobre qual o papel do outro em sua vida, ele te completa ou lhe acrescenta?

3. Criticar demais os outros

Criticar muito o outro mostra que seu olhar esta condicionado a enxergar as coisas como se fosssem menos, tanto para si quanto para os outros. É dar ao outro um desconforto seu. A breve sensação de alivio sentida na critica ao outro trás a ideia ilusória de você não precisaria se cobrar tanto e de que você não esta tão mal, pois foi criado um cenário injusto para outra pessoa.



📌 A autoestima que temos possui um impacto muito maior do que conseguimos ver em nosso dia a dia, escute os sinais que sua psique lhe dá, nomeie seus sentimentos, busque a causa deles.Se por em primeiro lugar é fundamental para conseguirmos experenciar a vida de forma íntegra, amar o outro de forma real sem projeções de nossas inseguranças e principalmente: Se amar!

Para entrar em contato comigo clique aqui, ou me mande uma mensagem no Whatsapp (14) 98198-1217.  Fico à disposição para dúvidas, informações e agendamentos.

Giovana Bruno da Silva

Psicóloga Clínica - CRP 06/163924